Terra: Planeta água?


Terra: Planeta água?

1.403.311.200 km3 (1,4 bilhão). Esta é a quantidade total de água disponível no mundo.

A água salgada corresponde a 97,63% desse total ou 1.370.104.000 (1,37 bilhão), enquanto a água doce representa 33.207.200 km3 (33,2 milhões) ou 2,36%.

Da quantidade de água doce, 83,72% ou 27.801.200 km3 (27,8 milhões) estão armazenadas nas geleiras. Já 0,20% ou 67.000 km3 (67 mil) estão concentrados na umidade do solo. Na atmosfera, em forma de vapor há outros 0,04% ou 14.000 km3 (14 mil). Para o homem restam 16,3% ou 5.325.000 km3.

Se 1 litro representasse toda a água do mundo, á água doce corresponderia a 23 mililitros (ml), ou menos do que um copinho de café. A água disponível para o homem seria de 3,79 ml.
De acordo com a ciência, há mais de 14 mil anos que o ser humano vem se utilizando das águas subterrâneas para sobreviver. No início tudo era muito improvisado e a sorte contava bastante para o encontro dos mananciais escondidos debaixo de toneladas de rochas. Ao longo dos milênios, o acaso deixou de ser um aliado e o homem precisou buscar soluções para encontrar os leitos subterrâneos por conta própria. Daí começaram a surgir as técnicas de perfurações de poços. Acredita-se que foram os chineses os pioneiros neste tipo de trabalho.

Nos primeiros anos da era Cristã, a utilização de poços já era muito comum em praticamente todas as comunidades existentes no globo terrestre, seja na Ásia, na África, na Europa ou mesmo na América dos Maias e Incas. Inclusive a própria Bíblia registra em suas páginas alguns relatos de escavações para obtenção de água potável.

As águas subterrâneas correspondem hoje a 97% de toda a água doce encontrada no planeta, isso se tirarmos dessa conta a água em estado sólido que formam as geleiras e calotas polares. As reservas subterrâneas geralmente são formadas e realimentadas pelas águas de chuvas, neblinas, neves e geadas, que fluem lentamente pelos poros do solo rochoso. Normalmente esses reservatórios possuem água de boa qualidade para o uso humano (água potável), devido ao processo de filtragem, com sua passagem pelas rochas, e por reações biológicas e químicas naturais. Por não ficarem na superfície, estão mais protegidas de diversos agentes poluentes do que as águas de rios e lagos.

Os aqüíferos subterrâneos, ao longo dos séculos, assumiram as mais variadas formas. Há reservatórios com centenas de metros de espessura, outros com quilômetros de extensão, os que possuem pouca ou centenas de metros de profundidade e até mesmo alguns que ficam entre camadas de rochas pouco permeáveis, conhecidos como aqüíferos confinados.

A utilização das águas subterrâneas para abastecimento público é muito mais prática, rápida e barata do que o uso de águas superficiais. Modernas tecnologias e equipamentos ajudam os técnicos a encontrar os reservatórios naturais com mais facilidade. Nos dias de hoje, os novos poços conseguem retirar água de qualquer profundidade.

Planeta água: Disponibilidade hídrica

Você sabia que...

a 97% da água doce disponível no planeta é subterrânea?

a O Aqüífero Guarani (também conhecido como Botucatu), o maior do mundo, possui água suficiente para abastecer a população mundial por mais de 300 anos.

a O Brasil possui uma reserva subterrânea com mais de 111.000 km³ de água.

a O litro de água retirada de um poço custa 15 vezes menos do que o litro de água retirada de fontes superficiais, como os rios, por exemplo.

a O abastecimento em alguns países, como Arábia Saudita, Malta e Dinamarca, é totalmente feito com águas subterrâneas.

a No Estado de São Paulo, cerca de 65% das cidades são abastecidas com águas subterrâneas